PLANEJAMENTO 1º SEMESTRE/2012
1º ano A – manhã e 1º ano A e B – tarde
Professoras: Márcia Regina Araújo Partica,
Otília
Vera Deliberaes
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Atividades e descrição das possibilidades metodologias | Conteúdos envolvidos | Critérios de avaliação |
Tomar o texto como objeto de ensino, oral e escrito Nos encaminhamentos tomar o texto de uso na sociedade – para reflexão com os alunos – e para uso por parte dos alunos. Inter-relacionar 3 práticas: - Prática de leitura; - Prática de análise linguística; - Prática de produção coletiva (oral/escrita) Cada texto trabalhado diferenciar de outros, pois são produzidos em condições diferentes, considerar: - O que se diz ( tema); - Por que se diz ( intenção); - Para quem se diz ( público alvo); - Onde se diz ( suporte/local); - estrutura do texto; - recursos lingüísticos; Trabalhar com representação, símbolos.
Prática de leitura
Prática de análise linguística
Prática de produção coletiva (oral/escrita) ORALIDADE
PRODUÇÃO/COLETIVA
| - Símbolos; - Escrita como sistema de representação; - Função social da escrita; - Direção da escrita; - Alfabeto; - Sequência lógica; - Expansão de idéias - Gêneros textuais: relatos, Adivinhas, lista, parlendas, cantigas de roda, convite e bilhete. - Sequência alfabética; - Produção coletiva de textos; | - Interage com o colega; - utiliza corretamenta a direção da escrita; - Diferencia letra de outros símbolos; -Reconhece seu nome; - escreve seu nome sem ajuda; - mantém sua atenção nos momentos de explicação ao coletivo. - identifica a função social da escrita; - reconhece as vogais; - percebe as diferenças entre os textos trabalhados. (ex. adivinha, cantiga de roda, bilhete, cartão, lista, informativo) - apresenta ampliação de vocabulário; - participa de produção coletiva de textos; - representa com clareza desenhos de suas atividades; - relata oralmente de forma clara e lógica suas histórias; - lembra sempre de trazer o que é solicitado; - Apresenta ritmo na repetição de diferente4s gêneros textuais. - respeita os momentos de ouvir e falar; - desenvolve tarefas de acordo com a ordem pré- estabelecida; - participa da escolha de livros; - antecipa o assunto do texto com base no título ou imagem com mediação da professora; - ouve, com atenção, textos e músicas de diferentes gêneros; |
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Atividades e descrição das possibilidades metodologias | Conteúdos envolvidos | Critérios de avaliação |
Trabalho com o Ecossistema Inter-relacionar os três eixos:
- Confecção de um Calendário mensal identificando a situação do tempo de cada dia. - Reconhecimento do corpo – cantigas de roda, recorte e colagem das partes do corpo, jogos com a imagem das diferentes partes do corpo; - Dia e a noite- literatura (como acontece, como fica o céu, o que muda, atividades de alguns animais) Planetário – Globo ( lugares diferentes) - Aproveitar o espaço do refeitório, utilizando talheres, saladas diversas, postura, mastigação, local, alimentação e o espaço; - Caixa tátil - degustar diferentes alimentos: doce (bala de goma), salgado (salgadinho palito), azedo (limão) e amargo (chimarrão) - colorir figuras representando o sabor dos alimentos degustados; - construção de um gráfico coma figuras representando o sabor que mais gostou, dos degustados - Análise do gráfico, observando: Qual foi o sabor mais apreciado? Qual foi o que menos gostarão? Por que a maioria gostou deste sabor? - Conversar sobre como chega a informação do sabor dos alimentos no cérebro ( papilas degustativas) - Brincar de adivinhar o alimento: Um aluno escolhe um alimento para colocar na boca de outro colega que deverá estar com os olhos vendados e esse deverá adivinhar que alimento é e ainda dizer se é azedo, doce, amargo ou salgado. - Pintar figuras que representam os sabores provados; - Representação através de desenhos; - Análise de imagens com diferentes vestuários. - Realizar a escovação (Parceria com o Posto de Saúde) - Diariamente trabalhar na oralidade a higiene corporal e alimentação. - Softwares educativos para reconhecimento das letras, cores,... | - O sol - A Terra - Movimentos da terra -Rotação: dia e noite -O sol como fonte de energia. - A importância do sol para os seres vivos. - Proteção contra variações de temperatura: o calor e frio - Higiene corporal e bucal - Alimentação - Hábitos saudáveis: qualidade de vida. -Introdução ao Corpo humano: órgãos do sentidos e suas funções. . | - Percebe as diferenças e semelhanças do seu corpo com os dos colegas. - Reconhece as partes do corpo humano; - Distingue as vestimentas adequadas para proteção do seu corpo; - Identifica e reconhece as funções dos órgãos dos sentidos; - Compreende como acontece o dia e a noite; - identifica as diferentes texturas táteis; - Distingue o sabor de diferentes alimentos como amargo, salgado, doce e azedo; - apresenta postura adequada no momento da refeição; - Identifica hábitos saudáveis quanto a higiene. - Reconhece alguns hábitos saudáveis em relação a alimentação. - respeita as diferentes opiniões que surgem nos debates, como a escolha de cada um. |
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Atividades e descrição das possibilidades metodologias | Conteúdos envolvidos | Critérios de avaliação |
,Eixos: Números e operações, geometrias, grandezas e medidas e tratamento da informação. Apresentação do Calendário com os 12 meses. Com legenda identificando o dia do aniversário de cada aluno. Preenchimento diário da situação do tempo no calendário de cada mês; Contagem diária: número de alunos presente e dos que faltaram. Atividades para contornar o numeral; Atividades de relação número quantidade; Atividades com os blocos lógicos, para identificação e classificação das formas geométricas; Uso de embalagens para seriação, classificação, comparação, ordenação, sequenciação e quantidade; Jogos com diferentes formas de registro das partidas; Ex. um palito de fósforo para representar cada partida; Representação de gráficos com caixas de fósforos, com papéis coloridos e desenhos; (Ex. de animais de estimação, aniversariantes, brincadeiras preferidas, eleição para o filme escolhido, entre outros) Diferentes formas de organizar as carteiras da sala; ( filas de 2 em 2, de 3 em 3, em círculo.) Confecção de tabelas (resultado de jogos, dia do ajudante, mascote); Tabela de rotina; Diferentes organizações da fila; Brincadeiras com bola para conceito de Localização no espaço: em cima, embaixo, atrás, na frente, fora, direita, esquerda. (análise de imagens) Representação de formas geométricas com desenhos e recorte colagem. Contação de histórias com ênfase em noções do tempo. Softwares educativos | - História e função social do número; - Formação do conceito de número; -Símbolo e quantidade; - Comparação, Classificação, seriação, ordenação sequenciação, correspondência e agrupamento - Localização no espaço: em cima, embaixo, atrás, na frente, fora, direita, esquerda. - Formas geométricas no espaço em que está inserido; Semelhanças e diferenças entre formas geométricas planas (triangulo, retângulo, quadrado e círculo) - Noção de tempo (amanhã, hoje, ontem) - Calendário (dia semana e mês) - Tabelas: aniversariantes, resultados de jogos... - Unidade não padronizadas: Comprimento: pé, palmo, passos, polegadas.. Massa: pesado/leve, Capacidade: Cheio/cheio/vazio, Tempo: antes/agora/depois/ amanhã/ ontem/ hoje | - Compreende a função social dos números; -Estabelece relação número /quantidade até 5; - reconhece e identifica as formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo); - Diferencia o conceito de ontem, hoje e amanhã; - Apresenta noções espaciais, como por exemplo, em cima embaixo, na frente, atrás, etc. - Reconhece formas geométricas, bidimensionais e tridimensionais, identificando suas semelhanças e diferenças; -Interpreta dados apresentados, por meio de listas, tabelas e gráficos. - classifica elementos de acordo com o que lhe foi proposto. Experimenta diferentes possibilidades; - compreende a sucessão dos dias e dos dias da semana. - utiliza medidas arbitrárias de comprimento e capacidade para realizar medições; Realiza sequência repetitivas obedecendo a regra estabelicida; - realiza estimativas entre mais e menos. |
DISCIPLINA: HISTÓRIA
Atividades e descrição das possibilidades metodologias | Conteúdos envolvidos | Critérios de avaliação |
OBJETO DE ESTUDO: EXPERIÊNCIAS HUMANAS NO TEMPO Trabalho com documentos históricos e produção de narrativas para desenvolver a conciência histórica. Para trabalhar a identidade dos alunos fazer: - O Calendário com dia do aniversário; - Questionário para os pais com questões individuais; - Rodas de conversa; - Representação por meio de desenhos de sua família; - Produção de narrativa da história de um dos alunos; - exposição de fotos dos alunos de quando eram menores; - Cantiga de roda “Eu era Assim” - Análise de fotos de diferentes tipos de organização familiar; - Obras de arte representando famílias (Ex. Portinari, Tarsila) - Construção das Regras da sala, da fila, do ajudante, do cuidado com o mascote; - Dramatização de situações cotidianas; - Recorte e colagem de diferentes grupos sociais; - Leitura de histórias envolvendo diferentes grupos sociais; - Dramatização de grupos sociais (festas, desfiles, escola...) - Softwares educativos | - Organização da vida diária: antes e depois; - noção de calendário: dia e semana - A família enquanto organização social: graus de parentesco e árvore geneoalógica; - A responsabilidade de cada integrante da fam´lia; - Direitos e deveres;( minha responsabilidade na família - As relações de poder entre eu e outros nas brincadeiras; - As relações de poder na família; - A história do meu nome e dos outros; - Os diferentes tipos de família; | - Identifica uma foto como antiga; - Identifica o seu aniversário no calendário; - Relata histórias utilizando conceitos históricos (ontem, quando era pequeno, no passado) - Estabelece seqüência cronológica compreendendo que as coisas se modificam ou permanecem com o tempo. - Estabelece comparações simples entre passado e presente. - Compreende que a sua história faz parte de outras e que as histórias têm um passado. - Identifica diferentes grupos sociais; - compreende que existem direitos e deveres das crianças; - participa da construção das regras da turma; - Percebe diferentes organizações de famílias; - identifica e respeita as diferenças de cor entre as pessoas: |
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Atividades e descrição das possibilidades metodologias | Conteúdos envolvidos | Critérios de avaliação |
Eixos: Espacialização, a formação sócio-territorial, modernidade e dimensão sócio-ambiental. Conceitos de: Paisagem, território, região e lugar. Utilizar: mapas, globos e maquetes. - Contorno do corpo em papel bobina
| Representando seu corpo em diferentes posições ( contorno do pé, contorno deitada. Vestuário Medidas de tempo Espaço da casa Sala de aula Percurso de casa a escola; Sinalização Placas Transportes Movimentos da Terra; Medida de tempo: dia, semana, mês Estação do ano; | Identifica s´mbolos utilizados no seu cotidiano relacioanado-os aos seus siginificados. - identifica os elementos que diferenciam o dia da noite; - diferencia dia, semana e mês; - reconhece o dia do seu aniversário no calendário; |
Araucária, 29 de fevereiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário